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quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Verificação da Aprendizagem   -  Soluções

01- Qual a molaridade da solução obtida pela adição de 4,0 g de hidróxido de sódio em água suficiente para se ter 100 ml de solução?

02- Calcule a massa de brometo de cálcio que se deve dissolver em água  suficiente para se obter 600 ml de uma solução 1,5 M.

03- Qual o volume de uma solução 2,4 molar e que apresenta 117,6g de ácido fosfórico?

04- Calcule a molaridade da solução obtida pela dissolução de 5,55g de cloreto de cálcio em 250g de água.

05- Em que quantidade de água se devem dissolver 22,4g de hidróxido de potássio para se obter uma solução 0,625 molal?

06- Que massa de sulfato férrico devemos acrescentar a 1,200kg de água para que a solução resultante tenha molalidade 1,5molal?

07- Uma solução contém 400g de hidróxido de sódio dissolvidos em 720g de água. Calcule as frações molares do soluto e do solvente.

08- calcule as frações molares do soluto e do solvente de uma solução que contém 300g de brometo de cálcio e 648g de água.

09- Determinada massa de nitrato de amônio foi dissolvida em 32,4g de água, resultando uma solução de fração molar do soluto igual a 0,1. Calcule a massa de sal existente nessa solução.

10- Calcule a normalidade de uma solução obtida pela dissolução de 15g de brometo de cálcio em água suficiente para se obter 750ml de solução

11- Qual a molaridade da solução obtida pela adição de 3,7g de hidróxido de cálcio a 10 litros de água?

12- 200ml de solução 0,20N de hidróxido de cálcio são misturados a 100 ml de solução 0,5N da mesma base. A normalidade da solução resultante é:

13- Uma solução aquosa de ácido sulfúrico é 0,2N. Calcule a massa do ácido sulfúrico, em gramas, contida em 5,0 litros de solução.

14- Dissolvem-se 199,5g de sulfato de alumínio em água suficiente para se obter uma solução 2,5N Calcule o volume dessa solução.

15- Que massa de hidróxido de sódio deve-se dissolver em água para se obter 800ml de solução 1,5N?


terça-feira, 26 de fevereiro de 2013


Concentração em mols por litro ou molaridade

A concentração em quantidade de matéria (mol/L) é a expressão de concentração mais utilizada ao se trabalhar com soluções
A concentração em quantidade de matéria (mol/L) é a expressão de concentração mais utilizada ao se trabalhar com soluções
Conceito de concentração em quantidade de matéria ou molaridade
Consideremos o suco gástrico que nosso estômago produz, com a finalidade de realizar o processo de digestão. Na realidade, trata-se de uma solução de ácido clorídrico (HCl) em uma concentração de 0,01 mol/L. Isso significa que para cada litro de suco gástrico, há 0,01 mol de HCl.
A concentração em quantidade de matéria é muitas vezes chamada por alguns autores de concentração molar ou molaridade, porém, os termos corretos são“concentração em mol/L” ou“concentração em quantidade de matéria”.Além disso, essa concentração é a mais recomendada pelo Sistema Internacional de Unidades (SI) e pela União Internacional de Química pura e Aplicada (IUPAC); portanto, ela é a mais usada em laboratórios e indústrias químicas.
A fórmula matemática usada para calcular essa concentração é dada por:
Fórmula da concentração em mol/L
Porém, em muitos casos não é fornecido o valor da quantidade de matéria do soluto, mas sim a sua massa, expressa em gramas (m1). Nesses casos, temos que a quantidade de matéria do soluto em mols (n1) pode ser conseguida pela divisão da massa do soluto pela massa molar do próprio soluto, conforme a fórmula abaixo:
Fórmula do número de mol ou quantidade de matéria do soluto
Substituindo n1 na equação, temos:
Fórmula matemática da concentração em quantidade de matéria
Considere o seguinte exemplo abaixo para visualizar como é feito esse cálculo:
“Uma solução aquosa com 100 mL de volume contém 20 g de NaCl. Como proceder para expressar a concentração dessa solução em quantidade de matéria por volume?”
Resolução:
Bom, a fórmula a ser utilizada é a mesma acima, porém o volume não está em litros. Assim, devemos fazer a seguinte conversão de unidades:
1 L  ------ 1000 mL
V     ------ 100 mL
V = 0,1 L
Também é necessário descobrir o valor da massa molar do sal NaCl. Para tal, é preciso saber os valores das massas atômicas de ambos os elementos e realizar o cálculo da massa molar ensinado no texto “Massa Molar e Número de Mol”:
M (NaCl) = 1 . 23+ 1 . 35, 46
M (NaCl) = 58,46 g/mol
Agora sim podemos substituir todos os valores na fórmula e descobrir o valor da concentração em mol/L:
Resolução de exercício sobre concentração em mol/L

Concentração molal ou Molalidade


A molalidade é mais uma forma de expressar a concentração de uma solução química
Molalidade, normalmente representada pela letra W, é outra grandeza usada pelos químicos para expressar a concentração de uma solução. Ela pode ser definida da seguinte maneira:
Definição conceitual de molalidade
Por isso, a molalidade também é chamada de concentração em quantidade de matéria por massa e essa relação pode ser expressa pela fórmula matemática:
Fórmula matemática da molalidade
Uma vez que n1 = m1/M1,  podemos escrever também:
Outra forma de expressão da molalidade
A unidade de molalidade é mols de soluto por kg de solvente (mol/kg ou mol . kg-1), mas ela é normalmente expressa pela palavra “molal” ou simplesmente “m”.
Essa grandeza é muito útil quando se trabalha com soluções cuja temperatura varia, vistoque a temperatura pode fazer com que o volume mude e o cálculo da molalidade não precisa do volume. Além disso, essa medida de concentração é proveitosa quando se estuda os aspectos relacionados às propriedades coligativas, que dependem dos números relativos de moléculas de soluto e de solvente.
Outra informação importante é que experimentalmente se constata que no caso de soluções aquosas diluídas que contêm quantidade igual ou inferior a 0,1 mol de soluto por 1 litro de água, as concentrações expressas em molaridade (mol/L) e em molalidade (W)são aproximadamente iguais numericamente.
Os passos necessários para preparar uma solução com a molalidade especificada são simples: primeiro se medem as massas necessárias de soluto e de solvente; depois se dissolve o soluto no solvente.
Passos necessários para preparar solução com molalidade dada
Para entender como realizar os cálculos da molalidade, veja os exemplos a seguir:
Exemplo 1: “Para o preparo de uma solução, 0,5 mol de um sal foi dissolvido em 580 g de água. Vamos determinar então a concentração do soluto em mol por kg da solução.”
Para isso, podemos fazer o seguinte raciocínio:
0,58 kg (580g) de solvente              dissolve            0,5 mol de soluto
1 kg de solvente                              dissolverá                 x
x = 1 kg . 0,5 mol
        0,58 kg
x = 0,86 mol em 1 kg da solução = 0,86 mol/kg
Ou, então, podemos resolver essa questão substituindo os valores na fórmula da molalidade:
W = n1
        m2    
W = 0,5 mol
         0,58 kg
W = 0,86 molal
Exemplo 2: “Qual é a molalidade da glicose num soro contendo 4 g de glicose (C6H12O6) em 100 g (0,1 kg) de água? Dado: massa molar da glicose = 180 g/mol.”
Primeiro precisamos calcular a quantidade de glicose, em mol:
1 mol -------- 180 g
X ------------- 4 g
x = 0,02 mol
Agora sim podemos calcular a molalidade da glicose no soro:
 0,1 kg de água --------- 0,2 mol de glicose
 1 kg ---------------------- y
y = 0,2 mol de glicose
A molalidade da glicose nesse soro é de 0,2 mol de glicose por quilograma de água.
Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Fração Molar ou Fração em Mols (x)

Neste Post aprenderemos como calcular a fração molar.
Mas antes de falarmos sobre fração molar, devemos lembrar que:

Índice 1: para o Soluto 
Índice 2: para o Solvente
Sem Índice: para  a Solução 

Agora você pode estar se perguntando "mas o que é Fração Molar?", calma que eu te explico..

Fração Molar do soluto ou Fração em Mols, é o quociente entre a quantidade de mols do soluto e a quantidade total de mols na solução (soluto + solvente).

Essa definição é representada pela fórmula:


  • Para o soluto:

x1 = n1/ n
  • Para o solvente:

x= n2/ n


obs1: a fração molar não possui unidade
obs2; o somatório de  x1 e x2   tem que ser igual a 1 
  Sx = 1   \    x1 + x = 1

Exemplo: Uma solução contém 230g de álcool comum (C2H5OH) E 360g de água. Calcule as frações molares do álcool e da água na solução (massas atômicas: H = 1; C = 12; O = 16).

Mistura de soluções

mistura de soluções

Mistura de Soluções

12/03/2013  01:53

 Assim como visto em diluição das soluções, a misturas de soluções está bastante presente no nosso cotidiano. Misturamos café com leite no café da manhã; misturamos suco de limão com cachaça para fazemos uma caipirinha. É também comum num laboratório ocorrer misturas (mais até que diluições). As misturas podem ser feitas com soluções de mesmo ou de diferentes solutos (nesse último caso, poderá ocorrer reação ou não entre os solutos). São exatamente esses casos que veremos. Em todos os casos consideremos que o solvente é o mesmo.
→ Misturas de soluções de mesmo soluto
  • quando misturamos soluções de mesmo soluto, obtemos uma nova solução de concentração intermediária às das soluções misturadas. Nesse caso, a massa total de soluto da solução final será a soma das massas dos solutos das soluções iniciais. Da mesma forma, o volume final será a soma dos volumes das soluções iniciais. Consequentemente temos:
   C = C’V’ + C”V”
            V’ + V”
→ Misturas de soluções de solutos diferentes
  • Esse é um tipo de mistura bastante complicada. Se os solutos não reagem, não podemos somar as quantidades de matéria. Devemos nesse caso considerar cada soluto separadamente na solução. Essa mistura é comum quando misturamos base com base, ácido com ácido.
Já se houver reação química, e não uma simples mistura, os problemas serão resolvidos com a ajuda da estequiometria. Porém, pode ocorrer duas situações:
1ª: os dois solutos estão em quantidades exatas para reagir (proporções estequiométricas). Reagem totalmente;
2ª: os dois solutos estão em quantidades diferentes para reagir. Nesse caso, haverá sobra de um deles.
Essas misturas são comuns de ácidos com bases, sais e ácidos, bases e sais.

Mistura de soluções no vestibular

01- Misturam-se 200 ml de solução de hidróxido de potássio de concentração 5,0g/L com 300 ml de solução de mesma base com concentração 4,0g/L. Qual a concentração final em g/L ?
02- 150 ml de ácido clorídrico (HCl) de molaridade desconhecida são misturados a 350 ml do mesmo ácido a 2 M, dando uma solução de 2,9 M. Qual a molaridade do ácido inicial?

Curvas de solubilidade

As curvas de solubilidade são diagramas que indicam a variação dos coeficientes de solubilidade das substâncias em função da temperatura.
Curva de solubilidade
Por meio da análise do gráfico, observamos que regiões abaixo da curva representam solução não-saturada, sobre a curva, região saturada e acima da curva, desde que as quantidades permaneçam em solução, região supersaturada.

O gráfico abaixo representa a solubilidade de várias substâncias em função da temperatura.

Curva de solubilidade
Observamos que a maioria das substâncias aumenta a solubilidade com o aumento da temperatura. Podemos dizer, então, que se trata de uma dissolução endotérmica.
Para uma substância como Ce2(SO4)3, a solubilidade diminui com o aumento da temperatura; portanto, trata-se de uma dissolução exotérmica. Este tipo de dissolução é facilmente observado para os gases. Refrigerantes promovem a formação de maior quantidade de espuma ao serem abertos quando se encontram a maiores temperaturas devido à liberação de CO2 que estava inicialmente dissolvido.
O gráfico do coeficiente de solubilidade em função da temperatura é utilizado principalmente para informar a solubilidade de uma ou várias substâncias em função da temperatura.
Por exemplo:
Curva de solubilidade
Interpretando o gráfico:
– na temperatura de 50 °C, a quantidade máxima de KNO3 que se dissolve em 100 g de água são 80 g. A solução em questão é saturada.
– para obtermos uma solução saturada KNO3 a 40 °C, basta dissolver 60 g de KNO3 em 100 g de água.
– se resfriarmos uma solução saturada de 50 °C para 40 °C, teremos um corpo de fundo igual a 20 g de KNO3.
– 200 g de água a 40 °C dissolvem no máximo 120 g de KNO3.





terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

TRABALHO DE QUÍMICA

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES DE QUÍMICA
Entrega do trabalho para o dia 21/02/13

Escola Estadual _____________________
Aluno(a): __________________________
Nº:_____ turma: _______ Data: _________
Professora: Acácia de Paula

01-  No texto: “Um escultor recebe um bloco retangular de mármore e, habilmente, o transforma na estátua de uma celebridade do cinema”, podemos identificar matéria, corpo e objeto e, a partir daí, definir esses três conceitos.
I. Matéria (mármore): tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço.
II. Corpo (bloco retangular de mármore): porção limitada de matéria que, por sua forma especial, se presta a um determinado uso.
III. Objeto (estátua de mármore): porção limitada de matéria.
Assinale
a) se somente a afirmativa I é correta.
b) se somente a afirmativa II é correta.
c) se somente a afirmativa III é correta.
d) se somente as afirmativas I e II são corretas.
e) se as afirmativas I, II e III são corretas.

02- Julgue os itens abaixo, indicando aqueles que se referem a propriedades químicas das substâncias e, aqueles que se referem a propriedades físicas das substâncias.

1) A glicose é um sólido branco.
2) O etanol entra em ebulição a 78,5°C.
3) O éter etílico sofre combustão.
4) O sódio metálico é um sólido mole e de baixo ponto de fusão.
5) O metabolismo do açúcar no corpo humano leva à produção de dióxido de carbono e água
03- Após uma aula sobre propriedades físicas da matéria, um professor de química entregou a um de seus alunos dois recipientes, A e B (mostrados abaixo), fechados, sem rótulos (sem identificação), contendo um recipiente apenas água líquida e outro, benzeno líquido, ambos puros e incolores. Para identificar as substâncias sem abrir os recipientes, o aluno colocou-os num banho de gelo e, após certo tempo, notou que no recipiente A existia uma fase sólida na superfície e, no recipiente B, observou a presença de fase sólida no fundo (vide figura).
Julgue os itens:
1) O recipiente A contém água.
2) A fase sólida de qualquer substância tem densidade maior que a de sua fase líquida.
3) O aluno não usou nenhum dado de propriedade física para ajudá-lo na identificação das substâncias contidas nos recipientes A e B.
4) Benzeno e água são imiscíveis, porque têm densidades diferentes.
04 - Calcule a densidade das seguintes substâncias:
Sabe-se que a = 1 cm; a massa do ferro = 7,8 g; a massa do chumbo = 11,3 g e a massa do mercúrio = 13,6 g.
05 - Para saber se o benzeno é mais volátil do que o ortoxileno, deve- se consultar uma tabela de
a) densidades.
b) calores de combustão.
c) temperaturas de ebulição.
d) temperaturas de fusão.
e) calores de formação.

06 - Para identificar três líquidos - de densidades 0,8, 1,0 e 1,2 - o analista dispõe de uma pequena bola de densidade = 1,0. Conforme a posição das bolas apresentadas no desenho abaixo, podemos afirmar que:
a) os líquidos contidos nas provetas 1, 2 e 3 apresentam densidades 0,8, 1,0 e 1,2.
b) os líquidos contidos nas provetas 1, 2 e 3 apresentam densidades 1,2, 0,8 e 1,0.
c) os líquidos contidos nas provetas 1, 2 e 3 apresentam densidades 1,0, 0,8 e 1,2.
d) os líquidos contidos nas provetas 1, 2 e 3 apresentam densidades 1,2, 1,0 e 0,8.
e) os líquidos contidos nas provetas 1, 2 e 3 apresentam densidades 1,0, 1,2 e 0,8.
07 - Três frascos não-rotulados encontram-se na prateleira de um laboratório. Um contém benzeno, outro, tetracloreto de carbono e o terceiro, metanol. Sabe-se que as suas densidades são: 0,87 g/cm3(benzeno); 1,59 g/cm3 (tetracloreto de carbono) e 0,79 g/cm3 (metanol). Dos três líquidos, apenas o metanol é solúvel na água, cuja densidade é 1,00 g/cm3. Com base nessas informações, explique como você faria para reconhecer os três líquidos.
Observação - Os três líquidos são altamente tóxicos e não devem ser cheirados.
08 - Determinou-se o ponto de fusão de uma substância X e encontrou-se um valor menor que o tabelado para essa substância. Isso pode significar que
a) a quantidade de substância utilizada na determinação foi menor que o necessário.
b) a quantidade de substância utilizada na determinação foi maior que o necessário.
c) uma parte da substância não fundiu.
d) a substância contém impurezas.
e) a substância está 100% pura.

09 - Julgue os itens abaixo:
0) Qualquer porção de qualquer material possui massa e ocupa lugar no espaço.
1) Quando afirmamos que a densidade doalumínio é de 2,7 g/cm3, estamos afirmando que , se pesarmos um volume de alumínio puro igual a 1 cm3, obteremos uma massa de 2,7 g.
2) Quando dois materiais possuem densidades diferentes, sob a mesma pressão e temperatura, podemos afirmar que se trata de materiaisdiferentes.
3) Quando temos volumes iguais de materiais diferentes, o material de maior densidade apresenta maior massa.
4) Quando temos massas iguais de materiais diferentes, o material de maior densidade apresenta o maior volume.
10 - Dentre as opções abaixo, marque a que apresenta fortes indícios de que a amostra nela descrita é um elemento.
a) Um sólido azul que é separado em dois por método físico.
b) Um líquido preto que apresenta faixa de temperatura durante a ebulição.
c) Um líquido incolor que se transforma em sólido incolor por resfriamento.
d) Um sólido branco que, por aquecimento, se torna amarelo e, depois, novamente branco, ao resfriar.
e) Um sólido preto que queima completamente em oxigênio, produzindo um único gás incolor.
11 - Numa indústria de fabricação do metanol, CH3OH, a queda acidental do álcool no reservatório de água potável tornou-a imprópria para o consumo. Apesar do incidente, duas características da água potável permaneceram inalteradas:
a) cor e densidade.
b) sabor e ponto de ebulição.
c) odor e calor específico.
d) cor e condutividade elétrica.
e) sabor e ponto de fusão.
12 - Ponto de fusão, densidade e solubilidade são algumas constantes físicas que caracterizam:
a) mistura homogênea.
b) apenas substância simples.
c) mistura heterogênea.
d) substância pura.
e) apenas substância composta.
13 - Uma observação é simplesmente um registro do que ocorreu na experiência ou no fenômeno. Uma interpretação inclui referência ao significado, a implicações ou a relações indiretas com outras observações. Com relação à combustão de uma vela, qual das afirmações é mais uma interpretação do que uma observação?
a) A parte superior da vela toma a forma de uma concha na qual há um líquido incolor.
b) O barbante, ou pavio, acende quando um palito de fósforo aceso fica perto dele por alguns segundos.
c) A forma da chama assemelha-se a uma lágrima alongada.
d) A vela arde, produzindo dióxido de carbono e água.
e) A vela arde, fornecendo luz e calor.
14 - Observe os seguintes fatos:
I) Uma pedra de naftalina deixada no armário.
II) Uma vasilha com água deixada no freezer.
III) Uma vasilha com água deixada no fogo.
IV) O derretimento de um pedaço de chumbo quando aquecido.
Nestes fatos estão relacionados corretamente os
seguintes fenômenos:
a) I - sublimação; II - solidificação; III - evaporação; IV - fusão
b) I - sublimação; II - solidificação; III - fusão; IV - evaporação
c) I - fusão; II - sublimação; III - evaporação; IV - solidificação
d) I - evaporação; II - solidificação; III - fusão; IV - sublimação
e) I - evaporação; II - sublimação; III - fusão; IV – solidificação
15 - O gráfico abaixo representa a densidade de três substâncias arbitrariamente designadas como X, Y e Z.
Julgue as afirmações abaixo em (V) verdadeiro ou (F) falso.
I) A densidade da substância X é maior que a da substância Z.
II) Nas mesmas condições de temperatura e pressão, massas iguais das substâncias X e Y ocupam o mesmo volume.
III) A densidade aproximada da substância Y é de 0,5 g/mL.
16 - Dos procedimentos enunciados a seguir, o mais indicado quando se quer distinguir entre uma porção de água destilada e uma solução de água salgada, sem levar à boca, é:
a) Filtrar os líquidos.
b) Observar as diferentes colorações.
c) Medir a condutividade elétrica.
d) Usar papel de tornassol.
e) Decantar os líquidos.
17 - Considere as seguintes propriedades dos metais estanho e chumbo:
Certa liga de solda utilizada na fixação de componentes em circuitos eletrônicos contém 63 % de estanho e 37 % de chumbo (porcentagens em massa). Com base nessas informações, afirma-se que tal liga
I. apresenta maior temperatura de fusão do que o estanho puro;
II. apresenta densidade igual a 9,4 g/cm¤;
III. é boa condutora de corrente elétrica.
É correto o que se afirma somente em
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e III.
e) II e III.
18 -  O hábito de tomar café está ligado a atividades sociais e de interação entre as pessoas. O "cafezinho" é uma bebida capaz de unir pessoas num bate papo, de propiciar momentos de descontração durante o período de trabalho ou de encerrar uma reunião de amigos. Esse consumo tem levado os produtores de café a melhorar o processo e aprimorar o grão, o que resulta em tipos diversos de café, que são classificados, dentre outros critérios, pela acidez, amargor, aroma, defeitos dos grãos, doçura, processo de beneficiamento, torrefação, infusão e filtragem. Considere as afirmações a seguir relacionadas às características citadas.
I. A acidez é uma propriedade que está relacionada com o pH, o qual apresenta uma escala que varia de 0 a 14.
II. O amargor, o aroma e a doçura são propriedades organolépticas do café que podem ser sentidas pelo consumidor.
III. A torrefação e a filtragem são processos para separação de misturas, entre os grãos e a terra e entre o pó e o líquido, respectivamente.
IV. O beneficiamento (retirada da casca dos grãos) e a moagem (trituração dos grãos) são processos químicos.
É válido o que se afirma em
a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) I, II e III, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.
19 - Em um laboratório de química, foram encontrados cinco recipientes sem rótulo, cada um contendo uma substância pura líquida e incolor. Para cada uma dessas substâncias, um estudante determinou as seguintes propriedades:
1. ponto de ebulição
2. massa
3. volume
4. densidade
Assinale as propriedades que podem permitir ao estudante a identificação desses líquidos.
a) 1 e 2
b) 1 e 3
c) 2 e 4
d) 1 e 4
20 - Algumas propriedades físicas são características do conjunto das moléculas de uma substância, enquanto outras são atributos intrínsecos a moléculas individuais.
Assim sendo, é CORRETO afirmar que uma propriedade intrínseca de uma molécula de água é a:
a) densidade.
b) polaridade.
c) pressão de vapor.
d) temperatura de ebulição.
21 - As propriedades de um material utilizadas para distinguir-se um material do outro são divididas em Organolépticas, Físicas e Químicas. Associe a primeira coluna com a segunda coluna e assinale a alternativa que apresenta a ordem correta das respostas.
PRIMEIRA COLUNA
(A) Propriedade Organoléptica
(B) Propriedade Física
(C) Propriedade Química
SEGUNDA COLUNA
( ) Sabor
( ) Ponto de Fusão
( ) Combustibilidade
( ) Reatividade
( ) Densidade
( ) Odor
( ) Estados da Matéria
a) A, B, C, C, B, A, B
b) A, B, C, A, B, C, B
c) A, C, B, C, B, C, B
d) A, B, C, B, B, A, B
e) C, B, A, C, B, A, B
22 - Quimicamente falando, não se deve tomar água .................., mas apenas água ................... . A água .................. inúmeros sais, por exemplo, o cloreto de .................., o mais abundante na água do mar. Em regiões litorâneas, ameniza variações bruscas de temperatura, graças à sua capacidade de armazenar grande quantidade de energia térmica, o que se deve ao seu alto ..................... . Na forma de suor, sua evaporação abaixa a temperatura do corpo humano, para o que contribui seu elevado .................... .
Completa-se corretamente o texto, obedecendo-se a ordem em que as lacunas aparecem, por:
a) pura, potável, dissolve, sódio, calor específico, calor de vaporização.
b) de poço, pura, dissolve, magnésio, calor específico, calor de vaporização.
c) destilada, potável, dilui, sódio, calor de vaporização, calor específico.
d) de poço, destilada, dissolve, magnésio, calor de vaporização, calor específico.
e) pura, destilada, dilui, sódio, calor de vaporização, calor específico.
23 - Na fabricação de qualquer objeto metálico, seja um parafuso, uma panela, uma jóia, um carro ou um foguete, a metalurgia está presente na extração de metais a partir dos minérios correspondentes, na sua transformação e sua moldagem. Muitos dos processos metalúrgicos atuais têm em sua base conhecimentos desenvolvidos há milhares de anos, como mostra o quadro:
Podemos observar que a extração e o uso de diferentes metais ocorreram a partir de diferentes épocas. Uma das razões para que a extração e o uso do ferro tenham ocorrido após a do cobre ou estanho é
a) a inexistência do uso de fogo que permitisse sua moldagem.
b) a necessidade de temperaturas mais elevadas para sua extração e moldagem.
c) o desconhecimento de técnicas para a extração de metais a partir de minérios.
d) a necessidade do uso do cobre na fabricação do ferro.
e) seu emprego na cunhagem de moedas, em substituição ao ouro.
24 - A naftalina, nome comercial do hidrocarboneto naftaleno, é utilizada em gavetas e armários para proteger tecidos, papéis e livros do ataque de traças e outros insetos. Assim como outros compostos, a naftalina tem a propriedade de passar do estado sólido para o gasoso sem fundir-se. Esse fenômeno é chamado de:
a) liquefação.
b) sublimação.
c) combustão.
d) ebulição.
e) solidificação.
25 - Certa vez uma criança se perdeu. Como fazia frio, decidiu procurar material para atear fogo. À medida que ia trazendo objetos para sua fogueira, observava que alguns queimavam e outros não. Começou, então, a fazer a lista a seguir, relacionando os que queimavam e os que não queimavam. Depois de algumas viagens, sua classificação continha as seguintes informações:
QUEIMAM
galhos de árvore
cabos de vassoura
mastro de bandeira
lápis
NÃO QUEIMAM
rochas
cacos de vidro
pedrinhas
tijolos
A partir dessa lista, ela tentou encontrar uma regularidade que a guiasse na procura de novos materiais combustíveis, chegando à seguinte conclusão:
"Todos os objetos cilíndricos queimam".
Quanto ao método científico, o procedimento e o tipo de raciocínio utilizados pela criança, em sua conclusão, são exemplos, respectivamente, de:
a) formulação de lei; dedutivo
b) criação de modelo; dedutivo
c) proposição de teoria; indutivo
d) elaboração de hipótese; indutivo
27 - A dureza de um mineral reflete a resistência deste ao risco. Uma das escalas utilizadas para verificar a dureza de um mineral é a escala de Mohs.
De acordo com essa escala, é INCORRETO afirmar que:
a) o diamante é o mineral mais duro.
b) apenas o coríndon risca o diamante.
c) a apatita é riscada pelo quartzo.
d) o topázio e a fluorita riscam a calcita.
e) o mineral menos duro é o talco.
35 - Dois frascos idênticos estão esquematizados abaixo.
Um deles contém uma certa massa de água (H2O) e o outro, a mesma massa de álcool (CH3CH2OH).
Qual das substâncias está no frasco A e qual está no frasco B? Justifique.
39 - Em uma noite de inverno rigoroso uma dona de casa estendeu as roupas recém lavadas no varal, expostas ao tempo. Pela manhã as roupas congelaram, em função do frio intenso. Com a elevação da temperatura no decorrer da manhã, começou a pingar água das roupas, em seguida elas ficaram apenas úmidas, e elas logo estavam secas.
Ocorreram nestas roupas, respectivamente, as seguintes passagens de estados físicos:
a) solidificação, evaporação e fusão.
b) solidificação, fusão e evaporação.
c) fusão, solidificação e evaporação.
d) fusão, evaporação e solidificação.
e) evaporação, solidificação e fusão.
40-  No ambiente, a água apresenta-se nos estados sólido, líquido e gasoso, estando em constante interação com o solo, com a atmosfera, com a flora e com a fauna. A compreensão desta interação não é simples, pois a água muda de estado em determinadas ocasiões.
No desenho temos uma representação simplificada do ciclo da água
As mudanças de estados físicos que acontecem em 1, 2 e 3 são, respectivamente,
a) sublimação, condensação e evaporação.
b) ebulição, condensação e evaporação.
c) ebulição, condensação e condensação.
d) evaporação, liquefação e sublimação.
e) condensação, condensação e evaporação.
41- Referindo-se às propriedades dos estados físicos da matéria, é INCORRETO afirmar que:
a) a mudança de estado de um material altera o modo como as partículas se organizam e movimentam sem modificar sua natureza.
b) os sólidos apresentam máxima organização interna e suas partículas efetuam movimentos de vibração em torno de um ponto de equilíbrio.
c) as partículas se encontram mais distantes umas das outras nos líquidos do que nos gases, e as forças de interação entre elas são desprezíveis.
d) as partículas que constituem os gases apresentam entre si grandes espaços vazios e fracas forças de interação, favorecendo sua expansão e compressão.